quinta-feira, 28 de junho de 2012

EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTE NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


    No ano de 2012, o Programa de educação para o combate a exploração do trabalho da criança e do adolescente (PETECA) foi apresentado aos professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, nos dias de planejamento individual com a Coordenadora Pedagógica, não houve espaço para um momento coletivo.
             Em seguida, a Coordenadora do PETECA , Francisca de Fátima, proporcionou aos alunos dos três turnos, encontros para estudo e reflexão sobre   o tema. Cada turma se dirigiu à biblioteca para participar de palestras, verem vídeos, clipes e slides sobre o Trabalho Infantil.  Os professores deram continuidade ao trabalho em sala de aula, com leituras diversas, pesquisas e preparação de atividades artísticas e culturais.
            A culminância das atividades aconteceu sábado dia 23 de junho, pela manhã, com os alunos e professores dos três turnos reunidos no pátio da Escola em meio a muita expectativa. Houve apresentações diversas incluindo o brincar, onde as crianças resgataram as brincadeiras já esquecidas e tão necessárias para o desenvolvimento sócio afetivo e cognitivo, pois toda criança deve brincar, estudar, viver e trabalhar só quando crescer.


                           1.      Fala da direção


              2.      Informações gerais sobre o trabalho infantil / Fátima Coordenadora do PETECA.


   
3.      Resgate de brincadeiras populares



4.      Exposição de desenhos



5.      Poesias


6.      História em quadrinhos


 
7.      Rap


 8.  Paródia

 
9.      Teatro




            Foi uma manhã de festa, arte e conscientização, com o envolvimento de toda comunidade escolar. Valeu o esforço dos alunos, mas apenas quatro tarefas atenderam aos pré-requisitos das respectivas modalidades, de acordo com a comissão julgadora do evento: desenho em tela, história em quadrinhos, conto e paródia que serão encaminhadas para a SER V.



Nenhum comentário:

Postar um comentário